Afecções DO

Garganta

| Ronco e Apneia

Ronco e Apneia

O ronco e a apneia podem acometer crianças e adultos e são distúrbios do sono que tem várias causas, podendo ter origem em alterações do Sistema Nervoso Central, sendo então tratado pelo neurologista ou podem ter causa obstrutiva, sendo tratado pelo Otorrinolaringologista. Essa obstrução pode estar ao nível do nariz devido a desvio de septo, aumento de adenóide ou rinite, ou ao nível da garganta devido a aumento das amígdalas. O diagnóstico é dado por um exame conhecido como polissonografia.

Sintomas

→ Roncos noturnos, dor de cabeça matinal, sonolência excessiva diurna, irritabilidade, falta de concentração, sensação de sono não reparador.

Tratamento

O tratamento depende do grau de apnéia observado no exame de polissonografia e baseia-se em medidas comportamentais, uso de aparelhos intra-orais, uso de CPAP (aparelho que é usado no nariz ou na boca e fornece ar ao paciente ar numa pressão positiva para vencer a obstrução presente ao nível da via aérea superior) ou tratamento cirúrgico, que depende do componente obstrutivo (desvio do septo, hipertrofia dos cornetos nasais, aumento de adenóide e amígdalas).