Cirurgias DO

Nariz

| Sinusectomia 

Sinusectomia 

Indicações: Pacientes com sinusite crônica, com ou sem polipose nasal, que apresentam obstrução nasal, secreção nasal intermitente, diminuição do olfato, gotajamento posterior (screção que constantemente cai para a garganta) e não melhoram com o tratamento clínico.

Objetivo: Melhorar a drenagem dos seios paranasais (seios da face), facilitando a eliminação do catarro preso nos seios e promovendo a ventilação dos mesmos, bem como melhorar a sensação de nariz tampado. No caso da presença da polipose nasal, pretende-se remover os pólipos do nariz.

Técnica Cirúrgica: Todo o procedimento é realizado por dentro do nariz, com uma câmera denominada endoscópio, de forma que o paciente não apresenta cicatrizes no pós-operatório. A cirurgia consiste em remover delicadamente estruturas que dificultam a drenagem dos seios da face com instrumentos adequados, facilitando a drenagem de catarro produzido diariamente pelos seios. Os pólipos nasais, quando presentes, são removidos bilateralmente.

A cirurgia de correção do septo pode ser realizada em conjunto com a cirurgia da sinusite, especialmente quando o desvio de septo obstrui a via de acesso para os seios da face. Normalmente não são musados tampões no pós-operatório.