Afecções DO

Nariz

| Sinusite

Sinusite

Sinusite é uma inflamação dos seios paranasais, geralmente associada a um processo infeccioso. Atualmente o nome mais correto é Rinossinusite (RNS), pois a inflamação da mucosa do nariz ocorre simultaneamente com a inflamação dos seios paranasais. Podemos dividir as rinossinusites em agudas e crônicas de acordo com o tempo de doença. Fatores predisponentes: gripes, desvio de septo, rinite, hipertrofia de cornetos (“cartuchos”), aumento de adenóide, pólipos nasais, doenças mucociliares, imunodeficiências, fístula e infecção dentária, ar frio, abuso de descongestionantes tópicos.

Sintomas

→ Obstrução nasal, secreção nasal, presença de catarro que cai do nariz para a garganta (rinorréia posterior), redução ou ausência do cheiro (hiposmia), dor de cabeça, tosse e febre, sendo estes dois últimos sintomas mais comuns em crianças. Um dado interessante é notar que os sintomas da sinusite aguda são semelhantes aos sintomas da gripe e resfriado. Assim, o que os diferencia é o tempo dos sintomas e a piora ou não do quadro.

Tratamento

Nas sinusites agudas não graves o tratamento pode ser feito com lavagem nasal com solução salina, corticóides nasais (que não causam dependência, nem engordam!), anti-inflamatórios. Nos casos mais graves o uso de antibiótico pode ser necessário. Nas sinusites crônicas (quadros de repetição ou com duração maior que 12 semanas), além do tratamento medicamentoso, está indicado o tratamento cirúrgico (sinusectomia – cirurgia dos seios da face).